11 a 14 / Out – Satyrianas no estúdio NU

Pelo segundo ano consecutivo, o estúdio NU promove em parceria com o Festival Satyrianas uma programação diversa, que conta com uma exposição de arte visual sobre o corpo, performances, exibição de filmes, diversos workshops e um projeto fotográfico com a participação do público, além de receber espetáculos e leituras dramáticas da programação do Festival.

Local: Estúdio NU, na Rua Maria Paula, 122, conj 1208.

EXPOSIÇÃO

II Exposição “Tragam Seus Filhos Para Ver Gente NUA”

O Estúdio NU reedita em  2018 “Tragam Seus Filhos para Ver Gente NUA”, exposição de arte visual relacionada ao corpo nu com a qual o espaço foi inaugurado em Novembro de 2017. Agora abraçando o tema das Satyrianas: “Amor: Sem Medo do Clichê“, vinte artistas visuais expõem trabalhos em diversas mídias: fotografia, pintura, desenhos, monotipias, gravuras, cianotipia, instalações multimateriais, vídeo-arte, livros-objeto e mais. Haverá evento de abertura na Quinta-feira, dia 11, a partir das 18h, com uma mostra de performances e um pocket-show.

Tragam Seus Filhos para Ver Gente NUA apresenta trabalhos de artistas visuais contemporâneos que se relacionam — de diversas formas, formatos, visões e linguagens — com o corpo e a nudez. A exposição nasceu em 2017 com urgência para afirmar a resistência da arte sobre este que se tornou seu mais recente campo de batalha: o corpo. O nome é inspirado na campanha de 2015 do Musée d’Orsay de Paris (repetida em 2017), que incentivava aos pais e mães trazerem seus filhos para conhecer as obras de arte — que, com ou sem classificação etária, jamais seriam censuradas. Todos chegamos nus ao mundo, a nudez é natural a todos nós, e a arte e a educação, únicos caminhos para transformações duradouras na sociedade, não deveriam estar sujeitas a qualquer tipo de censura. Não cabe ao Estado, a instituições privadas, a um museu e muito menos a aglomerações políticas independentes decidir como pais e mães devem educar seus filhos.

Artistas participantes: Alberto Magno, Annie Ganzala, Chris The Red, Cia das Imagens, Coletivo Transeuntes, Eduardo Barros, Fabio Lopes, Felipe Lwe, Fellipe Oliveira, Giba Gomes, Hugo, Jhen Scalco, João di Souza, Leandro Tupan, Lenon Sebastian, Marcelo Prudente, Pedro Orlando, Tom de Mello e Yuri Morroni.

Período da Exposição: 11 a 14 de Outubro, das 18h às 24h.

Evento de Abertura com Mostra de Performances e Pocket-Show: 11/Out, quinta-feira, a partir das 18h. Mostra de Performances: das 19h às 21h, com Fabio Lopes, Ique In Vogue e Silvia Diaz (mais informações abaixo na seção PERFORMANCES). Pocket-Show: às 21h, com Karuzz.

Karuzz traz uma história de amor cantada da tristeza para a alegria, da solidão para uma nova paixão. É o que propõe com sua voz acompanhada de um único instrumento em participação de Jr Dub.

Projeto Fotográfico

“Amor: Sem Medo do Clichê”

O projeto fotográfico do Amor nas Satyrianas! Em parceria, o fotógrafo Hugo e o artista corporal NoahCorrea_ convidam as pessoas a receber o Amor sobre suas peles e registrá-lo sem medo do clichê no estúdio NU!

“Sozinhas ou acompanhadas, vestidas ou peladas, venham todxs!”

As fotografias serão posteriormente exibidas no Espaço dos Satyros e todxs xs participantes receberão os retratos digitalmente. Basta comparecer no estúdio NU no dia 14 (domingo), a qualquer momento entre as 14h e as 18h. A participação é gratuita e não é necessário se inscrever previamente, mas é imprescindível trazer um documento de identidade com foto.

Quando: Dom, 14/10, entre as 14h e as 18h.

Exibição de Filmes

“Ádvena”, curta de Cristiano Sousa

Em Ádvena, Antônio vive numa fazenda com os filhos, abandonado pela mulher que foi em busca de vida fácil. É um homem amargurado que, após a saída dos filhos a cidade, recebe a visita inesperada de um ádvena – um forasteiro – que afetará a vida de todos. (10 min).

“Alfredo Não Gosta de Despedidas”, longa de André Medeiros Martins

André Medeiros Martins é um artista obcecado por sexo e que tenta encontrar em histórias de sua falecida mãe as razões destas obsessões. Alfredo Não Gosta de Despedidas é um documentário autoficcional criado a partir da mostra de suas obras e relatos de familiares. (73 min).

Quando: Sex, 12/10, às 22h. Os dois filmes serão exibidos em sequência. Classificação: 18 anos.

Oficinas e Workshops

Atenção: para todos os workshops abaixo, é obrigatória a inscrição prévia pelo formulário abaixo, pois as vagas são limitadas. Todos os eventos são Pague Quanto Puder

“A Arte do Corpo Inspirador”, com Lucilene Moreira

Encontro vivencial entre artistas do corpo, performers e fotógrafas(os) para experimentação e cocriação de ensaios tanto da artista como dos integrantes, com atuação dos corpos nus ou vestidos e utilização de elementos cênicos, com orientação inspiradora da performer Lucilene Moreira. Público-alvo: artistas e amantes das artes do corpo, fotógrafos profissionais ou não e artistas em geral que possam se interessar em fotografar e/ou serem fotografados. Trazer sua câmera e quaisquer objetos, peças de roupas ou elementos que queira explorar em imagens. Inscrição prévia obrigatória pelo formulário abaixo. (3 horas de duração). Quando: Sex, 12/10, das 14h às 17h.

“Amor: Palavra Sentida”, Workshop de Livro-Objeto com Yuri Morroni

A oficina introduz o conceito de livro-objeto através de exemplos e definições teóricas. Em seguida, é proposta uma conversa sobre os significados do amor e a relação de cada participante diante dos conceitos que surgirem. Inspirados na conversa e nos exemplos apresentados, os participantes são orientados na criação de um projeto de livro-objeto.Pensando nas possibilidades diversas dessa linguagem – cores, texturas, pesos e tamanhos – a oficina pretende estabelecer um diálogo entre o amor contado em histórias e o amor sentido dentro e fora do corpo. Inscrição prévia obrigatória pelo formulário abaixo. (2 horas de duração). Quando: Dom, 14/10, das 18h30 às 20h30.

Naked Yoga, aula especial com Bruno Paisano

A Naked Yoga é uma prática já muito difundida nos países europeus. Fazer a prática nus nos leva a lidar melhor com o próprio corpo e realmente superar nossos limites. A prática é voltada a pessoas de todos os gêneros. Para fazer essa aula especial nas Satyrianas do Amor, é obrigatório preencher o formulário de inscrição abaixo e trazer no dia da aula uma peça de roupa para doação, que será doada ao projeto social Yoga de Rua. (2 horas de duração). Quando: Sex, 12/10, das 11h às 13h.

Inscrição obrigatória:

Performances

Mostra de Performances no Estúdio NU

Na noite de abertura da Exposição “Tragam Seus Filhos Para Ver Gente NUA”, no dia 11/10 (quinta-feira), das 19h às 21h, acontecerá a Mostra de Performances, que contará com o INSÓLITO Ateliê de Fabio Lopes e as intervenções performativas de Silvia Diaz e Ique In Vogue.

INSÓLITO ateliê – “Draw Me Like One of Your French Girls”, de Fabio Lopes – INSÓLITO ateliê é uma plataforma relacional de criação adaptável em diversos espaços e situações, propondo encontros com temáticas que mimetizam eventos e ambientes. Em cada encontro, o público é convidado a explorar a materialidade dos ambientes ficcionais, a fim de compor, em parceria com o artista, a pose que o representará em um retrato pintado na hora. Vídeo: https://vimeo.com/282879755

“Quero a Primavera”, de Silvia Diaz – Silvia representa a deusa Afrodite, e será acompanhada por Eduardo Rubio como Apolo. Flores, pássaros e uma fragrância cítrica…

“Fim dos Tempos”, de Ique In Vogue – Uma ação sobre a palavra do amor, não sobre sua prática.

Quando: dia 11/10 (quinta-feira), das 19h às 21h. O público pode chegar a qualquer momento.

 

Amor em Dueto Poetizado, de Lucilene Moreira

Os performers Lucilene Moreira e João Paulo Gomes apresentam sua variação sobre poema de Matilde Campilho entre nus e jogos corporais. (20 minutos). Quando: dia 12/10 (sexta), às 19h. 14 anos.

TEATRO ADULTO, ESPETÁCULOS PERFORMATIVOS E LEITURAS DRAMÁTICAS

O Palácio das Delícias (performance interativa), da Cia Hedonê de Teatro Afrodisíaco

O Palácio das Delícias é uma performance interativa, imersiva e sensorial na qual o público é conduzido por uma viagem imaginária ao mítico Palácio onde cada um pode ser o que quiser e tudo é permitido. Uma jornada libertadora de autodescobrimento e acolhimento. Mais sobre o grupo e o espetáculo em www.hedoneteatro.com. (90 min). Quando: dia 11/10 (quinta-feira), às 22h. 18 anos.

Eu Sei Fazer Strudel

Um casal que se ama as avessas. Laura e Edgard dividem medos, alegrias, sonhos e prazeres como vizinhos em um apartamento no centro de São Paulo. Enquanto Edgard tem esperança em conquistar Laura e juntos realizarem suas expectativas do que seria viver feliz, Laura é descrente com a humanidade, tem medo do amor e reluta em aceitar o óbvio: está apaixonada. Edgard tentará conquistá-la com seu maior dom: cozinhar. Mas nessa meia história de amor intensa e inconstante tudo pode acontecer. Leitura dramática. (30 minutos). Texto: Silvia Diaz. Elenco:  Márcia Papoti , Deivid Alves e Gabriela Soares. Quando: dia 12/10 (sexta-feira) às 18h. 14 anos.

É preciso ouvir as cinzas

Um assalto, um bebê encontrado na rua, um sonho com cavalos… Alguma força que rege o universo está presente no cotidiano. A partir das histórias e dos pensamentos moldados no silêncio, uma mulher, em um percurso de fé, tenta se conciliar com a dúvida e com o mistério que muitos creditam a Deus. (45 min). Texto: Herácliton Caleb. Direção: Herácliton Caleb. Elenco: Carolinah Rateiro. Quando: dia 12/10 (sexta-feira) às 20h. 14 anos.

(Des) Narradores Narrados

De criação coletiva baseado em relatos anônimos de transeuntes do Terminal Rodoviário Tietê em São Paulo, abordando o abuso e suas implicações na micro-política dos corpos, que sobrevivem às agressivas fragmentações violadoras de suas subjetividades, no espaço-tempo das des-memórias. (60 min). Texto: Hélvio Benício. Direção: Hélvio Benício. Elenco: Audrey Ribeiro; Letícia Stamatopoulos; Leonardo Rozin; Rogério de Comi; Roberto Camilo; Kelly Batel; Sérgio Reykmann. Quando: dia 13/10 (sábado) às 20h. Livre.

Lucidez de amor (sarau)

O amor está em todos os lugares, no vento, nas ruas, bares, corpos e sorrisos. Convidamos vocês para participarem de um sarau cheio de poesia, cores, música, vinho e aconchego. Vamos brindar o amor entre todas, todos e todex! Sejam bem-vindos! (60 min). Texto: Pablo Neruda, Lorde Byron, Hilda Hilst, Florbela Espanca e alguns sonetos de Shakespeare. Supervisão e organização: Larissa Brito e Giuliana Roncada. Quando: dia 13/10 (sábado) às 22h. Livre.

Navalha na Carne

A prostituta Neusa Sueli, o cafetão Vado e o faxineiro Veludo se envolvem em uma série de violências a partir do desejo, do poder e do amor na relação de servidão que um tem pelo outro. (50 min). Texto: Plinio Marcos. Direção: Fábio Montino. Elenco: Leandro Dativa, Rycardo Moreno e Tata Lazarrinni. Quando: dia 13/10 (sábado) às 23h59. 16 anos.

 

Observações sobre o Festival:

– é obrigatório trazer o RG para fazer cadastro de visitante na recepção do prédio

– venha despida(o) de qualquer preconceito

– todos os eventos da programação das Satyrianas tem entrada Pague Quanto Puder e devem ser pagos apenas em dinheiro. Para o bar e a loja do estúdio NU, aceitamos todos os cartões de débito e crédito.

– a exposição e os eventos com classificação indicativa de 18 anos podem ser contemplados por menores caso acompanhados dos responsáveis.