Corpo de Quinta

O Corpo de Quinta – Ciclo de Encontros Artísticos é o nome de um ciclo anual de eventos culturais de caráter gratuito e aberto ao público, voltado para artistas, produtores culturais, profissionais e ao público em geral cujas atuações e interesses situem-se livremente na convergência entre as Artes do Corpo e as Artes Visuais.

Nossa missão é a criação e fortalecimento de redes de apoio e colaboração entre artistas independentes e agentes culturais, com foco na inclusão e empoderamento de artistas oriundos de minorias e no desenvolvimento e multiplicação da capacitação desses artistas para a produção artística autônoma e com viabilidade econômica.

Corpo de 5a marca capa wide site

Histórico

O Corpo de Quinta teve sua primeira edição em 2018, nascido da iniciativa de artistas visuais, das artes do corpo e da performance que sentiam falta de suporte institucional e acolhimento comunitário tanto no desenvolvimento quanto na promoção e divulgação de projetos independentes.

Desde sua primeira edição, os encontros artísticos no Estúdio NU são mensais e abertos ao público — e transmitidos ao vivo pelas redes sociais — acontecendo sempre às quintas-feiras. Nos encontros acontecem debates temáticos com artistas veteranos, orientadores e produtores convidados; apresentações convidadas de performance, dança, teatro ou artes visuais ao vivo, em diálogo com os temas discutidos; e rodadas abertas de apresentações de trabalhos e projetos autorais independentes, onde artistas locais têm a oportunidade de apresentar gratuitamente (bastando inscrever-se) à comunidade local, aos seus pares, aos produtores, orientadores e curadores convidados os seus projetos em andamento ou trabalhos artísticos finalizados, obtendo valioso feedback e oportunidades de colaboração, co-produção e divulgação de seus trabalhos e criando um espaço para diálogos e trocas criativas entre o público, artistas participantes, curadores e produtores.

Em 2021…

Para a temporada do Corpo de Quinta 2021, paralelamente aos encontros, desenhamos um programa de Residência para artistas independentes. Esta residência terá forma de orientação continuada, supervisão e apoio crítico, material e produtivo para o desenvolvimento de pesquisas artísticas autorais, que por sua vez se desdobrarão em oficinas oferecidas ao público e finalmente no desenvolvimento e preparação de obras e produtos artísticos aptos à comercialização, que serão apresentados ao final da temporada em uma Exposição e uma Feira de arte independente.

Pretendemos retomar o ciclo de encontros do Corpo de Quinta com uma capacidade maior de difusão dos eventos e dos trabalhos nele apresentados, discutidos e gestados, alcançando e dando oportunidade a mais artistas iniciantes e oferecendo remuneração aos artistas convidados a se apresentar. A residência artística será o vetor que atravessará os encontros trazendo uma dinâmica de produção artística continuada, onde os participantes – artistas que de outra forma não teriam apoio institucional, financeiro ou educacional – desenvolverão ao longo do ano trabalhos autorais subsidiados produtivamente, supervisionados por orientadores experientes, expostos à crítica especializada e contando com uma plataforma para exposição e comercialização física de seus trabalhos (feira de arte) e digital/virtual (plataforma de e-commerce) providenciadas pelo Estúdio NU.

O Corpo de Quinta – Ciclo de Encontros Artísticos tem curadoria e produção de Chris, The Red, Hugo Faz e Leandro Tupan.

>> ATENÇÃO : O Corpo de Quinta, bem como as demais atividades presenciais do Estúdio NU, está provisoriamente suspenso devido às medidas de isolamento necessárias para o combate à pandemia do novo coronavírus. Enquanto os encontros não voltam, venha interagir conosco em nosso Grupo no Facebook, aberto a todas as pessoas interessadas: Junte-se a nós!

Confira também, enquanto isso, outros lançamentos e eventos virtuais na Programação do estúdio NU.

Veja aqui algumas fotos, e no YouTube do estúdio NU, os vídeos completos dos eventos anteriores.